Rua José Guilger Sobrinho, nº 96 - São Paulo - SP

Dengue: 340 cidades brasileiras correm risco de epidemias

Saiba mais sobre Dengue: 340 cidades brasileiras correm risco de epidemias

Dengue: 340 cidades brasileiras correm risco de epidemias

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa), divulgado pelo Ministério da Saúde, indica que 340 municípios brasileiros correm risco para epidemias de dengue, sendo que 877 estão em alerta. O indicativo com 1.844 cidades pesquisadas mostra um aumento de 26,38% em relação à pesquisa de 2014, com 1.459 municípios.

A única capital em situação de risco é Cuiabá (MT), já as capitais que estão em índice de alerta são Aracajú (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Macapá (AP), Maceió (AL), Manaus (AM), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).


Para o ministro da Saúde, Arthur Chioro, é necessário que cada família faça uma vistoria em casa todos os dias por 15 minutos para eliminar qualquer situação de acúmulo de água parada. "São medidas simples, como tampar caixas-d'água, retirar pratos de vasos de plantas, limpar calhas, lavar vasilha de água de animais, entre outros recipientes de estocagem de água", comenta.

A crise hídrica na região Sudeste é um fator que está em discussão sobre o aumento de casos de dengue, já que muitas pessoas passaram a armazenar água da chuva, máquina de lavar roupa e até do chuveiro. De acordo com a pesquisadora Denise Valle, do IOC/Fiocruz (Instituto Oswaldo Cruz), é necessário redobrar a atenção ao estocar água. "Se não vedado corretamente, o recipiente pode se transformar em um criadouro de mosquitos Aedes aegypti. Além de ser um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de nossas casas, a fêmea do Aedes escolhe, preferencialmente, criadouros com água limpa e parada para depositar seus ovos".

"As altas temperaturas contribuem na proliferação dos mosquitos", comenta o meteorologista Celso Oliveira, da Somar Meteorologia.
Fonte: Jornal do Tempo

Solicite um Orçamento
chamar no WhatsApp
Comercial Interprag www.interprag.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×