Detetive

Desratização (ratos)

Espécies identificadas mais comuns no Brasil são:
Rattus norvegicus – Ratazana, Rato de esgoto;
Rattus rattus – Rato preto, Rato de telhado, Rato de forro;
Mus musculus -  Camundongos, Ratinho, Rato de gaveta, Rato caseiro;

É possível a coexistência até das três espécies consideradas mais importantes (R.rattus, R.norvegicus e M. musculus) num mesmo “habitat”. Contudo, há uma severa segregação ecológica entre elas. A ratazana, prefere dominar o nível do solo, onde escava e habita tocas e túneis: o rato preto dá preferência a viver longe do solo onde é derrotado pela ratazana, que o supera em força, vigor físico, agressividade e tamanho.Por isso, o rato preto é também conhecido como rato de telhado ou rato de forro. Já o camundongo, o menos e mais fraco dos três, consegue sobreviver aproximando-se ao máximo do homem, inimigo natural reconhecido e atávico dos ratos, compartilhando com ele seu próprio “habitat”, fazendo seus ninhos em gavetas, armários, etc.

Os processos de Desratização é para controle de ratos em geral, a partir da vistoria do local realizada através dos Técnicos identifica-se a espécie utilizando equipamentos tecnológicos atualizados como luz negra (detecta presença de urina), tão logo direciona ao cliente o tratamento adequado podendo ser: Iscas Parafinadas (em formato de triângulos em blocos), Iscas Granuladas (em sachê), Pó raticida, Armadilhas, Placas Adesivas, Porta Iscas (PVC).

A Desratização pode ser realizada com as pessoas transitando no local normalmente, pois é utilizado produtos totalmente inodoro e inofensivo a saúde humana e ambiental.
Algumas das doenças transmitidas pelos Ratos:

RatosDanos por ratos

Leptospirose

A leptospirose é uma doença bacteriana, que afeta humanos e animais, causada pela bactéria do gênero Leptospira. Em humanos a leptospirose causa uma vasta gama de sintomas, sendo que algumas pessoas infectadas podem não ter sintoma algum. Os sintomas da leptospirose incluem febre alta, dor de cabeça forte, calafrio, dor muscular e vômito. A doença também pode causar os seguintes sintomas: olhos e pele amarelada, olhos vermelhos, dor abdominal, diarréia e erupções na pele. Se a leptospirose não for tratada, o paciente pode sofrer danos nos rins, meningite (inflamação na membrana ao redor do cérebro e cordão espinhal), falha nos rins e problemas respiratórios. E raras ocasiões a leptospirose pode ser fatal. Muitos desses sintomas podem ser confundidos com outras doenças, de modo que a leptospirose é confirmada através de testes laboratoriais de sangue ou urina.

 

Peste - (Yersinia pestis)

É também conhecida como peste negra ou peste bubônica, pneumônica ou septicêmica. É uma doença causada por uma bactéria presente na pulga Xenopsyllacheopis. É transmitida ao homem pelas picadas das pulgas infectadas, que abandonam o seu hospedeiro primário, o rato, que por sua vez também morre da doença.

 

Febre por Mordedura de Rato - (Streptobacillus moniliformis)

É causada por bactérias presentes na saliva dos ratos. Uma forma menos comum da doença, conhecida como "Sodoku", é causada por outra bactéria, Spirillum minus. Em locais como o Brasil, onde esta doença não é encontrada normalmente, a mordedura só causa lesões ou feridas de difícil cicatrização.  Os ratos frequentemente mordem bebês, crianças pequenas e idosos confinados em suas camas.